Bora aprender a programar?

programming_php

Muita gente quer aprender a programar e não sabe por onde começar.
Se este é o seu caso, este post é pra vc.

Programar é muito divertido, se vc começar, é bem possível que vc se apaixone pela coisa e isso mude sua vida.

Basicamente eu decidi juntar um conjunto de links que vão te ajudar a começar (no final).

Existe um curso online no Coursera [1] de introdução a programação interativa com Python [2].
O único problema é que o curso é em inglês – aliás o inglês é uma das primeiras barreiras que os iniciantes encontram.

Mesmo assim, eu sugiro que vc se inscreva no curso, só pra ter acesso aos exercícios que eles vão passar, que são muito legais.
O pessoal que criou esse curso, fez também uma plataforma *online* pra vc “brincar” de programação – que é o codeskulptor [3].

Nesse site, vc pode digitar comandos em Python e rodar dentro do próprio navegador.
O que torna o codeskulptor mais divertido é que dá pra vc construir joguinhos que ficam salvos na nuvem, e vc pode mandar o link pros seus amigos jogarem o jogo que vc fez.

E ó: Se vc fizer algum programinha legal, manda o link pra gente aí nos comentários!!!🙂

Python é uma linguagem de programação fácil, ideal pra iniciantes, e muito poderosa – empresas fodonas, como o Google, a Disney, a Globo.com, a Petrobrás, etc, usam Python pra resolver os mais variados tipos de problemas.

Eu fiz um videozinho [4] no Youtube – baseado no codeskulptor – com a intenção de inspirar novos programadores.
A intenção é que vc veja o vídeo e vá brincar um pouquinho no codeskulptor.
Não é o melhor vídeo que eu já fiz, mas dá pro gasto, eu acho🙂

Agora, pra aprender Python direito, desde o começo, num ritmo ideal pra quem ainda não manja nada, vc vai querer ver os vídeos do professor Masanori [5] – que compõem o curso Python para Zumbis [6]. São 1 zilhão de vídeos com menos de 10 minutos cada – onde vc aprende uma coisa nova com cada vídeo. Recomendadíssimo – provavelmente o link mais valioso nesse post!🙂

Aí, depois que vc tiver se transformado num programador iniciante, ou seja:
– Vc entende lógica de programação
– Vc consegue traduzir essa lógica em alguma linguagem de programação
– Vc se diverte ã beça com isso

Aí tem muitos caminhos diferentes que vc pode escolher, muitas áreas diferentes pra vc se aprofundar: sistemas web, aplicativos mobile, jogos, sistemas embarcados, vixe… aplicação pra esse tipo de conhecimento é o que não falta! E empresas precisando de programadores também não! Por isso vou deixar mais alguns links adicionais aí embaixo.

[0] – Este post – Volte aqui de vez em quando pra ver se tem algum link novo!🙂

[1] – Coursera – uma plataforma LOTADA de cursos GRATUITOS e de alto nível sobre vários assuntos (não apenas sobre computação)

[2] – An Introduction to Interactive Programming in Python – curso gratuito (em ingês)

[3] – Codeskulptor – um site pra vc brincar de programar em Python, construir joguinhos e compartilhar com seus amigos

[4] – Bora Aprender a programar? – Videozinho demonstrando o uso do Codeskulptor (assiste em tela cheia, e bota a qualidade no máximo)

[4.1] – Exemplo de um Letreiro, implementado no codeskulptor.

[5] – Professor Masanori – Um professor de São José dos Campos apaixonado por Python. Segue ele no Facebook!

[6] – Python para Zumbis – Excelente curso de Python para iniciantes.

[7] – Treinamento de AngularJS – Um treinamento sobre o framework do Google pra programação front-end de aplicações web.

[8] – Aprenda a programar – Uma apostila de Python pra iniciantes, feitas pelo Guru brasileiro do Python – o Luciano Ramalho

[9] – Django – O principal framework Python pra desenvolvimento de aplicações web (site oficial)

[10] – Welcome to the Django – Um excelente curso online (pago) que vai te dar uma injeção na veia de Python e Django

[11] – Aprenda Inglês em 30 dias – Uma apostila de inglês básico, com arquivos mp3 pra vc praticar.

[12] – Appengine: você programa e o Google escala – Um tutorial sobre como usar a plataforma de cloud do Google pra hospedar suas aplicações web em Python

Tem algum link legal pra botar nessa lista? Comenta aí embaixo!!
Mete bronca e vamo que vamo!

[ ]’s!
Lâmpada

2 comentários em “Bora aprender a programar?

  1. Uma curiosidade: posso estar completamente desatualizado (e provavelmente estou), mas o garoto Java mudou para Python?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s